Advocacia Empresarial Preventiva e Reativa: O que sua empresa escolheu?

Empresarial

Por muitos anos, os advogados para empresas eram vistos de forma equivocada como uma despesa. No entanto, investir em advocacia empresarial preventiva é uma estratégia que aumenta a lucratividade do negócio.

Afinal, quando uma empresa possui contratos juridicamente instáveis ou não adota medidas para prevenir processos trabalhistas e indenizatórios, os custos podem ser elevados. Logo, ao otimizar o processo jurídico e reduzir riscos, a empresa diminui despesas e aumenta seus lucros. Dessa forma, a despesa com jurídico se torna um investimento rentável.

advocacia empresarial preventiva advogado empresarial

Advocacia Reativa: Sinônimo de Prejuízo para as Empresas

Empresas que adotam uma postura reativa têm gastos jurídicos, em média, 50% maiores. A advocacia reativa consiste em buscar profissionais jurídicos apenas quando surgem disputas judiciais, tornando o processo mais difícil de reverter e aumentando custos com advogados, processos e honorários extras.

Além disso, a falta de uma advocacia preventiva gera um aumento nas disputas judiciais, pois a empresa não possui acompanhamento jurídico para evitar problemas antes que eles aconteçam. Um exemplo clássico é a advocacia preventiva trabalhista, que poderia evitar custos elevados decorrentes de falhas nas relações trabalhistas, como o descumprimento de direitos básicos ou a ausência de processos internos para garantir a estabilidade entre empresa e colaboradores. Vale lembrar que a maioria dos processos trabalhistas são evitáveis.

Advocacia Empresarial Preventiva: Um Ativo para o Crescimento

Já a Advocacia Empresarial Preventiva atua na prevenção de disputas jurídicas, proporcionando segurança e estabilidade financeira para a empresa.

Empresas que trabalham de forma preventiva fortalecem as relações com sócios, órgãos públicos, clientes e colaboradores, evitando litígios e assegurando um crescimento sustentável.

A advocacia preventiva atua em diversas áreas, tais como:

1. Advocacia Trabalhista

  • Redução de processos trabalhistas por meio de contratos bem elaborados e cumprimento correto das leis trabalhistas.

2. Advocacia Tributária

  • Planejamento tributário para pagar menos impostos de forma legal e evitar autuações fiscais.

3. Advocacia Contratual

  • Evita cláusulas desfavoráveis e garante maior segurança em negociações e parcerias.

4. Advocacia do Consumidor

  • Redução de multas e processos ao garantir conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

5. Advocacia Cível e Societária

  • Minimização de riscos em fusões, aquisições e outros negócios estratégicos.

E a sua empresa, é reativa ou preventiva?

Se você deseja proteger sua empresa contra riscos desnecessários e transformar o jurídico em um ativo estratégico, entre em contato conosco e descubra como a advocacia preventiva pode impulsionar seu negócio!

Tags do Post:

advogado, advogado especialista em busca e apreensão, busca e apreensão, busca e apreensão de veículos, veículo apreendido

Compartilhe

Fale com um Advogado

Precisa de ajuda com algum problema jurídico? Fale com nossos advogados!